(11) 2222-1085
contato@gruporeciclabr.com.br

Aplicações do Alumínio

O alumínio é um metal não ferroso utilizado nas mais diversas indústrias por conta de suas vantagens como leveza, alta resistência, condutibilidade elétrica e térmica, resistência à corrosão e por ser infinitamente reciclável.

Veja as suas principais aplicações:

Indústria Automotiva

Indústria automotiva
O alumínio é o segundo material mais utilizado pela indústria automotiva no mundo e está presente em diversos componentes utilizados na fabricação de veículos.

Com sua leveza e resistência, o alumínio faz com que carrocerias pesem 40% menos do que as fabricadas com outros materiais. Com veículos mais leves, há menor consumo de combustível e menor emissão de gases poluentes.

Embalagens

Embalagens
O alumínio é aplicado em embalagens do setor farmacêutico, de bebidas, de limpeza, cosméticos e de higiene e produtos alimentícios. Em uma ida ao supermercado, encontramos o metal em embalagens de alumínio nos chocolates, nas latinhas de refrigerantes e cervejas, nas tampas de iogurtes e refeições instantâneas, nas embalagens longa vida de leite, sucos entre outros produtos.

As embalagens de alumínio, além de leves e práticas, ajudam a conservar os alimentos, pois os protegem da ação da luz, da umidade e do ar. Além disso, depois de utilizada, podem ser recicladas, contribuindo com a sustentabilidade.

Bens de Consumo

Bens de Consumo
Nos bens de consumo o alumínio é utilizado, algumas vezes, associado a outros materiais, trazendo modernidade e durabilidade aos produtos.

Está presente nas assadeiras, panelas e utensílios domésticos. Com sua ótima condutibilidade térmica, este metal distribui o calor da chama na panela de maneira mais uniforme e possibilita um cozimento mais homogêneo dos alimentos.

Além disso, é largamente utilizado em eletroeletrônicos, linha branca, móveis, decoração e artigos esportivos.

Construção civil

Construção Civil
O alumínio é cada vez mais utilizado na construção civil. Ele traz beleza e modernidade às construções, além de ser infinitamente reciclável.

A procura por construções sustentáveis faz com que o material seja ideal para esta aplicação. Está presente em produtos como esquadrias de alumínio, painéis de revestimento, fachadas envidraçadas, box e utensílios para a construção.