(11) 2222-1085
contato@gruporeciclabr.com.br

Classificação de Sucata

A Tabela de Classificação das Sucatas de Alumínio traz as denominações e as características de 20 tipos que são identificados no mercado nacional, com indicação da classificação recomendada pelo Institute of Scrap Recycling Industries (ISRI), foi elaborada pela Comissão de Reciclagem da ABAL (Associação Brasileira do Alumínio).

Tabela de Classificação de Sucatas de Alumínio
Tipo Descrição
Bloco (Tense/Trump) Blocos de alumínio isentos de contaminantes (ferro e outros), com teor máximo de 2% de óleos e/ou lubrificantes.
Borra (Thirl) Borra de alumínio com teores variáveis e percentual de recuperação a ser estabelecido entre vendedor e comprador.
Cabos com alma de aço (Taste) Retalhos de cabos de alumínio não ligados, usados, com alma de aço.
Cabos sem alma de aço(Taste) Retalhos de cabos de alumínio não ligados, usados, sem alma de aço.
Cavaco (Teens/Telic) Cavacos de alumínio de qualquer tipo de liga, com teor máximo de 5% de umidade/óleo, isentos de contaminantes (ferro e outros).
Chaparia (Taint/Tabor) Retalhos de chapas e folhas, pintadas ou não, com teor máximo de 3% de impurezas (graxa, óleo, parafusos, rebites etc.); chapas usadas de ônibus e baús, pintadas ou não; tubos aerossol (sem cabeça); antenas limpas de TV; cadeiras de praia limpas (isentas de plástico, rebites e parafusos).
Chaparia Mista (Taint/Tabor) Forros, fachadas decorativas e persianas limpas (sem cordões ou outras impurezas).
Chapas off-set(Tablet/Tabloid) Chapas litográficas soltas, novas ou usadas, da série 1000 e/ou 3000, isentas de papel, plástico e outras impurezas.
Estamparia branca (Taboo) Retalhos de chapas e folhas, sem pintura e outros contaminantes (graxa, óleo, parafusos, rebites etc.), gerados em atividades industriais.
Latas prensadas (Taldack) Latas de alumínio usadas decoradas, prensadas com densidade entre 400 kg/m3 e 530 kg/m³, com fardos paletizados ou amarrados em lotes de 1.500 kg, em média, com espaço para movimentação por empilhadeira, teor máximo de 2,5% de impurezas, contaminantes e umidade.
Latas soltas ou enfardadas (Talc) Latas de alumínio usadas decoradas, soltas ou enfardadas em prensa de baixa densidade (até 100kg/m3), com teor máximo de 2,5% de impurezas, contaminantes e umidade.
Panela (Taint/Tabor) Panelas e demais utensílios domésticos ("alumínio mole"), isentos de cabos - baquelite, madeira, etc. - e de ferro - parafusos, rebites etc.
Perfil branco (Tread) Retalhos de perfis sem pintura ou anodizados, soltos ou prensados, isentos de contaminantes (ferro, óleo, graxa e rebites).
Perfil misto (sem identificação específica) Retalhos de perfis pintados, soltos ou prensados, com teor máximo de 2% de contaminantes (ferro, óleo, graxa e rebites).
Pistões (Tarry) Pistões automotivos isentos de pinos, anéis e bielas de ferro, com teor máximo de 2% de óleos e/ou lubrificantes.
Radiador alumínio-alumínio (Taint/Tabor) Radiadores de veículos automotores desmontados, isentos de cobre, "cabeceiras" e outros contaminantes (plástico e ferro).
Radiador alumínio-cobre (Talk) Radiadores de veículos automotores desmontados, isentos de "cabeceiras" e outros contaminantes (plásticos e ferro).
Retalho industrial branco de chapa para lata (Take) Retalhos de produção industrial de latas e tampas para bebidas, soltos ou prensados, isentos de pintura ou impurezas.
Retalho industrial pintado de chapa para lata (Take) Retalhos pintados de produção industrial de latas e tampas para bebidas, soltos ou prensados, isentos de impurezas.
Telhas (Tale) Retalhos de telhas de alumínio, pintados em um ou ambos os lados, isentos de parafusos ou rebites de ferro, revestimentos de espuma ou assemelhados.
Nota: a correlação com as denominações adotadas pelo ISRI (Institute of Scrap Recycling Industries) dos Estados Unidos - versão 2005 - está indicada entre parênteses