(11) 2222-1085
contato@gruporeciclabr.com.br

Reciclagem do Zinco

O zinco é um metal infinitamente reciclável que não perde suas características físicas e químicas neste processo.

O zinco é reciclado em todas as fases de produção e utilização, incluindo a sucata que surge durante a produção de chapa de aço galvanizado, sucata gerada durante os processos de fabricação e instalação e de produtos no fim da vida útil.

A presença da camada de zinco sobre o aço não afeta a reciclagem do aço, e todos os tipos de produtos revestidos por zinco são recicláveis. Da mesma forma, a presença de zinco na liga não afeta a sua capacidade de reciclagem, as ligas são refundidas e usadas para fabricar novos produtos com a mesma liga.

Por muitos produtos de zinco terem uma vida útil longa, os indicadores de reciclagem típicos são difíceis de aplicar.

A quantidade de zinco disponível para reciclagem varia geralmente em função da vida útil dos produtos que contêm zinco, que é variável e pode compreender 15 anos ou mais para os painéis de aço revestido por zinco utilizados em automóveis ou eletrodomésticos, a mais de 100 anos para folha de zinco usada para telhados.

O aço galvanizado utilizado em aplicações de infraestrutura pública, como colunas de iluminação de rua e torres de transmissão, fica muitas vezes em serviço por 50 anos ou mais. Todos esses produtos tendem a ser substituídos por ficarem obsoletos, não porque o zinco deixou de proteger o aço subjacente ou a construção.